Um blog de fotografia para meus amigos amadores e curiosos.

Seja Bem Vindo!
Um blog de imagens e emoções.
www.janicepradofotografia.com.br

terça-feira, 31 de agosto de 2010

BlogDay

Hoje eu fiquei sabendo de mais um movimento alimentado pelo mundo virtual. Este totalmente ligado à internet em comemoração aos 5 anos de Blogs.

A idéia eh que blogueiros postem 5 links de Blogs interessantes.
http://www.blogday.org/

Então os meus são 3 de fotografia, como não podia deixar de ser e 2 de amiguinhas minhas que curtem postar momentos e sentimentos na rede.

1°) BAÚ DOS FOTÓGRAFOS: http://tudoparafotografia.blogspot.com/ 2°) FOTOGRAFIA COTIDIANA: http://www.rafalopes.com.br/blog/ 3°) O MEU OLHAR - FOTOGRAFIA: http://o-meu-olhar-fotografia.blogspot.com/
4°) DANI & CARLOS - NOSSO CASAMENTO: http://casamentodanicarlos.blogspot.com/
5°) O INCRÍVEL MUNDO DE DENISE: http://incrivelmundodenise.blogspot.com

Visitem os Blog, leiam mais, experiências dos outros nos ensinam muito.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As vezes fico pensando o que muda na vida da gente quando os anos passam? Porque a gente diz que "não tenho mais idade pra isso", "não tenho mais idade pra aquilo"...
A verdade é que a energia que temos na infância pode até de certa forma perdurar por muitos anos, mas não é a mesma coisa de quando estamos no alge da infânica.
O Leonardo é uma criança simpática, alegre, linda e cheia de energia. Foi muito cansativo correr atrás dele o tempo todo, mas também foi muito gratificante.
Parabéns Léo por mais esse aniversário!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fotografia Infantil


Fazer uma festa de criança é muito gratificante, mas quando é uma criança com a qual possuímos uma história, é mais gostoso ainda.
Sem levar em consideração que conheço a Fernanda desde que éramos pequenas, participei da história do Felipe desde o início.
Soube pela minha mãe que a Fê estava grávida, logo em seguida ela me contou e pediu para que eu fizesse seu book. Lá fomos nós, cheias de figurinos e boa vontade até o Vila Ventura em Viamão. Depois disso, eu morando em São Paulo, fiquei de sobre aviso para o parto. Cesária marcada e passagem comprada, então fui para Porto Alegre receber o Felipe. Passaram 4 meses e lá estava eu no Sul de novo, agora para fazer as fotos do bebê em casa. Quando percebi já estava na capital gaúcha de novo para fotografar o seu 1° aniversário.
GENTE, O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO. Quando percebi esse colorado já estava até jogando futebol....
Viver todos os dias com a mesma vontade que vivemos dias de férias, é importante para não percebermos no futuro que deixamos de aproveitar o tempo que passou.
Fê, quero continuar fazendo parte da história de vocês, como fotógrafa e, é claro, como amiga.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Book Fotográfico no Parque


As vezes fico pensando, porque casar e construir uma família é o maior objetivo da grande maioria das pessoas? É fácil porque viver sozinho não nos completa. Precisamos de alguém que divida conosco alegrias, tristezas, amores e brigas. Fotografei um casal no parque esta semana e percebi, que a cumplicidade que eles demonstravam era tão grande que por si só explicava porque vão casar em novembro! Janine e Bernardo, desejo à vocês toda felicidade do mundo.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fotografias em Porto Alegre


Depois de uma semana corrida no Rio Grande do Sul, estou de volta à Sampa. Agora é só colocar a vida em dia e voltar ao cotidiano.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pra pensar


É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.

(Coelho Neto)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

5 dicas básicas para uma boa fotografia

Para fazer uma boa fotografia não precisa-se de muito coisa, basta saber capturar a luz e ter um olho capaz de compor imagens equilibradas, dando foco ao assunto.
Claro que ter um bom equipamento ajuda, e muito, mas com uma máquina compacta também conseguimos bons resultados.

O Básico é não esquecer dessas 5 dicas:

1°) Enquadramento: Chega daquela história de colocar o assunto no centro da imagem.
Divida o visor com duas linhas na vertical e horizontal. Esses ponto de intersecção são os pontos mais importante e são neles que deve ficar o assunto. E não esqueça, a linha do horizonte no meio quebra a imagem partindo a fotografia em duas.

2°) Retrato + Paisagem: Se você tem dois assuntos, faça com que os dois apareçam.
Um grande exemplo disso são pontos turísticos. A pessoa pára na escadaria da igreja, o fotógrafo vai para um ponto onde o prédio fique completamente dentro da imagem. Pronto. Você terá a foto da igreja com uma formiguinha parada na porta. Não tenha medo, chame a pessoa para um primeiro plano perto de você e coloque a igreja de fundo. Agora sim, os dois assuntos estão nítidos na fotografia.

3°) Flash: Não adianta o flash não alcança o infinito.
Não importa se seu flash é bom ou muito bom, leia qual a distância que ele alcança, se seu assunto estiver mais distante que isso, esqueça. Melhor usar outras opção para registrar o momento.

4°) Altura dos olhos: Para a foto ficar em harmonia é importante que a câmera esteja na mesma altura do assunto principal , ou seja, se você for fotografar uma criança, abaixe e fique na mesma direção de seus olhos, com o adulto a mesma coisa, se você for fotografar uma pessoa, mas o assunto é o gesso em sua perna, coloque a câmera na altura do gesso, e assim por diante.

5°) O mais importante de tudo: LEIA O MANUAL DE SEU EQUIPAMENTO.
Só lendo você poderá utilizar o que sua máquina tem de melhor para casa ocasião.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Revolução Tecnológica e a Fotografia

A primeira fotografia que se conhece foi registrada em 1826 e de lá pra cá toda sua evolução foi brilhante, ela se tornou parte da comunicação bem depois disso e teve um papel relevante para a mídia. Hoje em dia, todos fotografam, seja com máquinas profissionais, amadoras ou celulares, a imagem é 100% parte do nosso dia a dia.
Eu vivi bem a transição dessa modernidade toda, presenciei a revolução tecnológica e hoje percebo que não saberia voltar no tempo e ter viver sem tudo que o mundo moderno nos oferece.
Terminei a faculdade de Comunicação Social em 2003, naquela época a mídia ainda tinha muito para mudar. Estudamos comunicação linear, aquela que é feita por poucos e recebida por muitos, mas o processo já estava mudando, sinceramente eu acredito que essa mídia hoje deva ser mais estudada na disciplina de história da comunicação que em terorias como no meu tempo.
Hoje a comunicação é feita por muitos para muitos ela é totalmente interativa, pois mesmo as mídias antigas como um jornal impresso, por exemplo, hoje possuem na sua forma de pensar a informação o contexto informatizado das redes sociais que permitem que todos opinem sobre determinado assunto.
A Revolução foi real e não tem volta. Vamos nos juntar ao mundo e viver parte dessa história.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tamanho da Fotografia e Megapixels

O tamanho físico de uma imagem impressa é diretamente proporcional à sua qualidade e também ao seu 'tamanho' virtual, ou seja, quanto mais megapixels uma imagem possuir mais qualidade ela terá e mais espaço ela ocupará no seu HD.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ajuste de Níveis numa Fotografia


Antes de fazer qualquer tipo de tratamento em uma imagem é importante ajustar, no editor de imagens "gimp" ou "photoshop", os "Níveis"(CTRL + L), pois o básico é deixar a foto o mais próximo possível da realidade do dia em que foi capturada.
Uma foto possui tons claros, escuros e intermediários. Dizer o ponto mais claro e mais escuro da imagem é ponto primordial para que o software calcule todos os demais tons. Para saber qual o ponto em questão se arrastarmos a barra com o botão ALT pressionado, saberemos que o primeiro ponto que aparecer será o que estamos procurando, assim para as duas extremidades. O meio tom serve para clarear ou escurecer a imagem, deve ser usado com cautela para não gerar ruídos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Programas de edição para Fotografias

Não tem como evitar, agora vou começar a usar à internet pra muito mais que diversão.
Resolvi fazer posts diferentes, além de algumas crônicas do que sinto exercendo minha profissão vou publicar textos com dicas que acho básicas e interessantes no mundo da fotografia.
Para começar a dica é sobre um software gratuito de edição de imagem.
Gente, o Gimp é bom sim,, claro que não oferece os mesmos recursos do clássico "Photoshop", mas ele tem muita ferramenta legal para deixar suas imagens ainda melhores.
Níveis, cortes, curvas, saturação um pouco de tudo e sua foto vai ficar ótima.

http://www.gimp.org/

No próximo post, dicas mais específicas sobre ferramentas do GIMP.