Um blog de fotografia para meus amigos amadores e curiosos.

Seja Bem Vindo!
Um blog de imagens e emoções.
www.janicepradofotografia.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

5 dicas básicas para uma boa fotografia

Para fazer uma boa fotografia não precisa-se de muito coisa, basta saber capturar a luz e ter um olho capaz de compor imagens equilibradas, dando foco ao assunto.
Claro que ter um bom equipamento ajuda, e muito, mas com uma máquina compacta também conseguimos bons resultados.

O Básico é não esquecer dessas 5 dicas:

1°) Enquadramento: Chega daquela história de colocar o assunto no centro da imagem.
Divida o visor com duas linhas na vertical e horizontal. Esses ponto de intersecção são os pontos mais importante e são neles que deve ficar o assunto. E não esqueça, a linha do horizonte no meio quebra a imagem partindo a fotografia em duas.

2°) Retrato + Paisagem: Se você tem dois assuntos, faça com que os dois apareçam.
Um grande exemplo disso são pontos turísticos. A pessoa pára na escadaria da igreja, o fotógrafo vai para um ponto onde o prédio fique completamente dentro da imagem. Pronto. Você terá a foto da igreja com uma formiguinha parada na porta. Não tenha medo, chame a pessoa para um primeiro plano perto de você e coloque a igreja de fundo. Agora sim, os dois assuntos estão nítidos na fotografia.

3°) Flash: Não adianta o flash não alcança o infinito.
Não importa se seu flash é bom ou muito bom, leia qual a distância que ele alcança, se seu assunto estiver mais distante que isso, esqueça. Melhor usar outras opção para registrar o momento.

4°) Altura dos olhos: Para a foto ficar em harmonia é importante que a câmera esteja na mesma altura do assunto principal , ou seja, se você for fotografar uma criança, abaixe e fique na mesma direção de seus olhos, com o adulto a mesma coisa, se você for fotografar uma pessoa, mas o assunto é o gesso em sua perna, coloque a câmera na altura do gesso, e assim por diante.

5°) O mais importante de tudo: LEIA O MANUAL DE SEU EQUIPAMENTO.
Só lendo você poderá utilizar o que sua máquina tem de melhor para casa ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário